Como parte das ações do Outubro Rosa em Varginha (MG), mês escolhido para a campanha de prevenção ao câncer de mama em todo o país, uma Unidade Móvel de Mamografia está na cidade para fazer exames gratuitos de detecção do câncer. A unidade móvel fica na cidade até esta sexta-feira (25) e mulheres entre 45 e 69 anos poderão fazer o exame no local. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre mulheres no mundo todo.

A ação é Governo de Minas Gerais em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, que viabilizou a unidade através do Ministério da Saúde. A expectativa é de que 250 exames sejam feitos até o dia 25 de outubro na cidade, que foram agendados previamente, mas de acordo com a enfermeira que atende na unidade, Vanda Maria Rodrigues, mulheres que não fizeram o agendamento podem procurar a unidade para solicitar o exame.

A Unidade Móvel de Mamografia fica na Praça do ET, no Centro de Varginha, de 21 a 25 de outubro. Os exames são feitos das 7h30 às 12h e de 13h às 17h15. As guias para a realização do exame deverão ser retiradas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros onde as pacientes residem.